◾ Como funciona o processo seletivo?

O processo seletivo é constituído por três fases: 


  1. teste de múltipla escolha;
  2. teste de correção;
  3. avaliação de documentação.


O teste de múltipla escolha é composto por 20 questões que visam avaliar conhecimentos de gramática e interpretação de textos. O(a) candidato(a) a corretor será aprovado(a) nessa etapa caso responda corretamente 15 ou mais questões.


O teste de correção consiste na correção de 5 redações modelo* que deverão ser corrigidas segundo os critérios de correção do Stoodi**, nas quais o(a) candidato(a) precisará indicar desvios de linguagem, fazer orientações sobre conteúdo e estrutura e atribuir notas seguindo os critérios apresentados no Manual de Correção do Stoodi***.


Para ser aprovado(a) na última etapa do processo seletivo, que consiste na avaliação da documentação do candidato, é preciso enviar as seguintes informações: dados pessoais (endereço, CPF), dados bancários para pagamento e informações do MEI****.


* As correções do processo seletivo não serão remuneradas.

** As orientações de correção serão disponibilizadas no site do Stoodi.

*** O candidato terá acesso a esse conteúdo apenas se for aprovado na primeira fase do processo seletivo.

****O MEI é o registro de Microempreendedor Individual. Trata-se de uma forma bastante simplificada de abertura de empresa que permite aos profissionais a emissão de notas fiscais. Todo MEI tem um CNPJ e não paga nenhum tipo de imposto e tributações, com exceção de um valor mensal fixo de manutenção do CNPJ. Mais informações sobre abertura de MEI podem ser obtidas em http://www.portaldoempreendedor.gov.br/.


◾ Como é realizado o pagamento?

A remuneração é feita por texto corrigido, a partir de critérios de quantidade e qualidade das correções, e o pagamento é realizado mediante emissão de nota fiscal correspondente ao valor disponível para solicitação de pagamento.


O pagamento é liberado para o corretor que corrigir o mínimo de 50 redações. Caso esse número não tenha sido atingido do primeiro ao último dia do mês, as correções ficam acumuladas e podem ser remuneradas no mês seguinte ou no mês em que o número mínimo for atingido no período indicado para realização das correções.


Não é possível realizar solicitações de pagamento caso o número mínimo de correções não tenha sido atingido.


◾ Preciso ser MEI para corrigir?

Sim. Para ser um corretor Stoodi é necessário possuir um MEI ativo dentro das categorias em que caiba a atividade de correção de redações (instrutor de cursos preparatórios, professor particular etc.). Todo MEI tem um CNPJ e não paga nenhum tipo de imposto e tributação, com exceção de um valor mensal fixo de manutenção do CNPJ. Mais informações sobre abertura de MEI podem ser obtidas em http://www.portaldoempreendedor.gov.br/.


◾ Quantas redações posso/preciso corrigir por dia?

Não há um número mínimo ou máximo de redações a serem corrigidas por dia. Você pode realizar a quantidade de correções que desejar, desde que os critérios de correção disponibilizados no Manual de Correção sejam atendidos.


◾ Minhas correções serão avaliadas pelos alunos?

Sim, parte das correções é avaliada pelos alunos. Elas recebem notas de 1 a 5 e a média de notas de avaliação fica disponível na página inicial da área do corretor. As notas atribuídas pelos alunos às correções compõem o valor a partir do qual as correções serão remuneradas, de acordo com tabela disponível na fase final do processo seletivo.


◾ O aluno pode entrar em contato com o corretor?

Não. O corretor não deve fornecer informações para identificação, como nome completo, número de telefone ou link para perfis de redes sociais. As correções do Stoodi não podem ser assinadas.


◾ Se eu não for aprovado no processo seletivo, posso realizar os testes novamente?

Não, se for reprovado em alguma etapa do processo seletivo, você não poderá realizar os testes novamente.


◾ Onde são realizadas as correções?

Todas as correções são feitas pelo site do Stoodi e podem ser realizadas a qualquer hora e de qualquer lugar com acesso à internet.


◾ É possível fazer correções pelo celular?

Não. As redações só podem ser corrigidas por computadores nos modelos desktop ou notebook.


◾ Todas as correções do Stoodi devem ser feitas em formato Enem?

Sim, o Stoodi só corrige textos em formato Enem e sobre temas que estejam disponíveis no banco de propostas do site. Não é possível realizar correções em outros formatos ou sobre temas que tenham sido solicitados pelos alunos nas redações.


◾ Ainda precisa de ajuda? Entre em contato com o nosso time 😉