Os simulados são exclusivos para assinantes dos planos Essencial ou Avançado. Caso ainda não seja assinante, clique AQUI para conhecer os planos disponíveis.

Quem pode fazer o simulado?


O simulado terá questões no formato do Enem?

Sim! Nossos simulados são feitos apenas no formato ENEM.


◾ O simulado terá quantas questões?

O simulado será composto de 180 questões, sendo 45 de cada área do conhecimento: 


Linguagens

Ciências Humanas

Matemática

Ciências da Natureza.


◾ Quando o simulado estará disponível?

Os simulados acontecem com data e hora pré definidos. Você pode conferir quando os próximos serão disponibilizados acessando Simulados Enem.


◾ Quanto tempo terei para completar cada prova?

Você terá 2h30 para completar cada prova de cada área do conhecimento assim como no ENEM (Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas). 


Estipulando o tempo médio de 3 minutos para cada questão, você poderá treinar a administração do tempo para o dia da prova oficial do ENEM.


◾ O simulado vai incluir redação?

Não haverá redação no simulado.


Caso queira treinar suas habilidades em redação, temos a ferramenta de correção de redação que está inclusa nos planos pagos ou pode ser adquirida separadamente, para conhecer a correção de redação do Stoodi clique AQUI.


Preciso fazer todas as provas no mesmo dia?

Não é necessário que faça todas as provas no mesmo dia. 


Os simulados ficam disponíveis durante todo o período de aplicação. Mas atenção! Ao iniciar uma prova o seu relógio não poderá ser pausado, será necessário seguir a prova até o fim dentro do tempo máximo. Assim como no ENEM, não é possível pausar a prova ou recomeçar em outro momento. 


Isso não impede que você faça cada prova em um dia diferente, nossa indicação é que siga ao máximo a forma como acontece nas provas oficiais (Ciências humanas e Linguagens em um dia, Ciências da Natureza e Matemática em outro).


◾ Onde vou acessar o simulado?

Você poderá acessar as provas na aba “Simulados” na plataforma, ou clicando AQUI. Lembrando que é necessário ser assinante do plano Essencial ou do Avançado para conseguir realizar as provas.


◾ Como será a escolha da língua estrangeira?

Ao clicar na prova de linguagens, aparecerá a opção para iniciar a prova de Inglês ou Espanhol. 

São 5 questões de língua estrangeira que deverá responder, assim como no ENEM.


◾ Vou fazer as provas de cada área do conhecimento separadamente ou de forma agrupada?

As provas são divididas por área do conhecimento: Linguagens, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Matemática. Você poderá realizar cada uma delas no dia que preferir durante o período de aplicação indicado, o calendário você encontra clicando AQUI.


◾ Posso imprimir ou baixar em PDF o simulado?

Não. A aplicação do simulado será 100% online.


◾ Posso pausar a prova no meio para continuar em outro momento?

Não. Uma vez iniciada a prova, seu tempo começará a contar e você não poderá pausar.


◾ Será possível iniciar duas provas ao mesmo tempo?

É possível, mas não é recomendado, pois pode te prejudicar. Recomendamos que abra uma prova por vez para que consiga resolver todas as questões a tempo, pois não é possível pausar ou refazer. 


Ou seja, ao iniciar mais de uma prova ao mesmo tempo, você terá um tempo reduzido para concluir ambas as provas.


◾ Como a nota do simulado será calculada?

A nota final será composta pelas notas das 4 áreas do conhecimento, calculadas segundo a Teoria de Resposta ao Item (TRI), que é o modelo de cálculo adotado pelo Enem.


◾ Estarão disponíveis as notas separadas por área do conhecimento?

Sim! As notas são separadas por área do conhecimento. Você poderá acessar o resultado segundo a TRI junto com o relatório de desempenho após o período de aplicação do simulado.


◾ Quando o resultado estará disponível?

Ao final da prova você terá acesso a um relatório parcial indicando seu percentual de acertos.


O gabarito e resultado TRI estarão disponíveis após o fechamento do simulado. O aluno poderá rever todas as questões da prova e analisar seus acertos e erros.


◾ Onde o resultado estará disponível?

Acessando a aba “Simulados” e clicando no botão “Resultados” você encontra o gabarito com a nota TRI. Estas informações estarão disponíveis após o término do período de aplicação do simulado.


◾ O que é a seção “Revisar provas” na área de Resultados e para que ela serve?

A área “revisar provas” ajuda o aluno a entender quais assuntos ele precisa dar mais atenção durante seus estudos. Nessa área, as questões são ordenadas por prioridade de forma que o aluno possa entender quais itens mais prejudicaram sua nota no simulado. 


O aluno consegue ver ainda qual era a chance de acerto em cada questão e entender como cada uma impactou no seu resultado final, de acordo com a coerência pedagógica da TRI. 


Nessa página, o aluno consegue visualizar o enunciado da questão e a resolução em texto. Após refazer a questão, basta o aluno marcá-la como revisada (na setinha próxima a “Detalhes”) e seguir para a próxima questão.


◾ Quantas vezes posso realizar as provas?

Cada aluno tem direito a realizar cada prova apenas uma vez em cada edição do simulado. Uma vez iniciada, ela não poderá ser pausada ou reiniciada.